terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um santo remédio.

A espiritualidade pode ser entendida como o conjunto de crenças que traz vitalidade e significado aos eventos da vida. Acreditar em Deus ou em uma energia suprema, estar em sintonia com a natureza, fazer o bem e cultivar pensamentos positivos trazem a sensação de bem estar e promovem melhor qualidade de vida.

Não é de hoje que presenciamos a aproximação do discurso científico com a espiritualidade. Datam do século XIX os primeiros estudos que buscam compreender o potencial curativo da fé na vida das pessoas. Uma pesquisa publicada pelo periódico da Associação Paulista de Medicina, o São Paulo Medical Journal, em 2004, afirma que a prática da prece pode ser relacionada, entre outros fatores, com a melhora no estado de saúde de pacientes com câncer.

De acordo com o dr. Marcelo Saad, médico fisiatra e coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Religiosidade-Espiritualidade em Saúde (NERES) do Hospital Israelita Albert Einstein, muitas pessoas encontram na espiritualidade uma fonte de conforto, segurança e força. “ Quando um indivíduo se sente incapaz de encontrar um significado para os eventos da vida, como a doença, ele sofre pelo sentimento de vazio e desespero. Neste contexto, a espiritualidade oferece um referencial positivo para o enfrentamento da crise e ajuda a suportar melhor os sentimentos de culpa, raiva e ansiedade ”, diz o especialista.

Costuma ser baixinha, como segredos sussurrados ao ouvido de um amigo. Pode ser ao despertar, com votos para um dia tranqüilo, ou à noite para agradecer o dia que já passou. Para muitos, no entanto, a prece se mostra um ‘santo remédio’ em momentos de dor e desespero. Segundo o dr. Saad, a prece promove uma melhora no estado psicológico, pois traz esperança, idéia de perdão, altruísmo e amor. “ Consequentemente, há uma melhora na estratégia para lidar com os problemas. E a redução do estresse gera o equilíbrio das funções orgânicas controladas pelo sistema nervoso, como a produção de hormônios e a imunidade. ”

Ao que consta, as doenças relacionadas com o estresse, especialmente as cardiovasculares ( hipertensão arterial, infarto do miocárdio, derrame, entre outras ), são as que mais se beneficiam dos efeitos da prece. Atualmente, grandes hospitais no Brasil e no exterior têm oferecido uma abordagem de assistência às necessidades espiritualistas do paciente, com resultados satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog