sábado, 12 de setembro de 2009

Como mentir.

Você pode elogiar o jantar horroroso que seu amigo fez, ou dizer aos policiais que você não sabe como as drogas foram parar no seu carro, mas o fato é que todos nós mentimos alguma vez. Elas podem ir desde pequenas mentirinhas inofensivas, que servem apenas para manter a situação social ou os relacionamentos, até grandes mentiras quase infames.

Fique calmo. A pessoa para quem você está mentindo estará observando de perto sua fala e seu comportamento. O ato de mentir pode acelerar seu batimento cardíaco ou aumentar sua pressão sanguínea. Comporte-se como se você não tivesse nada a esconder. Cuidado com sua própria irritação de ser colocado no centro das atenções – isso pode causar micro expressões de desprezo ou raiva. Ser grosseiro não vai ajudá-lo a passar pelo detector de mentiras.

Seja simples. Mentir requer muita imaginação e esforço. Enquanto inventamos cenários e realidades, nossas mentes completam todos os detalhes que são úteis. Mentirosos tendem a contar muitos detalhes irrelevantes, e fazem isso para “ provar ” que a mentira é a verdade. Frequentemente, essa informação extra salta aos olhos porque tem muito pouco ou nada a ver com a questão. Manter a mentira simples faz com que seja mais fácil os “ fatos ” parecerem corretos. Adicionar detalhes fará apenas com que você tropece quando for questionado sobre eles, porque essa informação extra não adicionará nada à mentira coerente e plausível.

Mantenha-se estável. É importante que você mantenha seus maneirismos e humor estáveis, durante e depois da mentira. Se você está se sentindo nervoso antes de mentir, continue parecendo nervoso. Se você estiver relaxado antes de alguém fazer uma pergunta inesperada, continue relaxado. É a mudança no tom da voz e na linguagem corporal que pode dar pistas a alguém que você está fabricando fatos. Uma vez que o questionário acabar, não relaxe subitamente ou pareça aliviado. Se você estiver agitado enquanto mente, continue agitado quando a mentira acabar. A pessoa que está de guarda em uma torre procura por movimentos ou mudanças no ambiente, e assim também é a pessoa que procura por uma mentira. Dê a ela o menos possível para trabalhar.

Faça com que o ouvinte goste de você. Você está tentando contar uma mentira, e o ouvinte quer ouvir a verdade. Você deve fazer com que ele acredite que a mentira é verdade. Pense dessa forma: nós suspeitamos menos daqueles de quem gostamos, em parte porque perturbaria a relação se você acreditasse que está sendo enganado.

Além disso, nos sentimos ofendidos com mentiras porque elas são sinais de desrespeito. Então quando mentimos, não devemos dar nenhuma razão para que o ouvinte duvide de nosso valor ou da nossa percepção do valor dele. Pense: ambos somos adultos. Gostamos um do outro. Você tem uma pergunta? Aqui está a resposta, e vamos seguir em frente. Não se submeta à aprovação da pessoa ou tente agradá-la demais. É isso que mentirosos fazem. Não inclua frases como “ você está bravo comigo? ”. Por que uma pessoa ficaria brava com você se você não está mentindo? Ela quer a verdade, mas também quer acreditar que você não mentiria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog