quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O poder da generosidade.

Em tempos de sustentabilidade ouvimos muito a respeito de ações para promover um mundo melhor. Estas, geralmente, compreendem uma série de hábitos que devemos adotar como: reciclagem de lixo, preservação dos recursos naturais ou redução de emissão de gases tóxicos na atmosfera. Não podemos ignorar os benefícios – e a necessidade – desta nova postura. Mas, pensemos: será que só esses fatores influenciam na construção de uma sociedade mais harmoniosa?

Acredite, temos mais a oferecer ao mundo: carinho, gestos e informação! Na correria do dia-a-dia, estamos sempre no ‘ piloto-automático ’. Dessa forma, grande parte de nossas ações não são contabilizadas no índice de eventos diários. “ Vivemos identificados aos problemas, acreditando que nossa vida ou nós mesmos somos esses problemas ”, comenta Rosana Braga, consultora em relacionamentos e autora do livro O poder da gentileza.

Por falar em gentileza, que tal incluí-la na agenda de ‘ atitudes diárias ’ que otimizam nosso tempo, saúde, criatividade e ainda nos ajudam a mudar o mundo?

“ Gentileza é uma expressão dos valores mais nobres de um ser humano. Ela compreende toda e qualquer atitude que revele compaixão, desejo de conciliação e consciência de que precisamos uns dos outros para questões práticas, emocionais e espirituais ”, explica a consultora.

Mudança de hábito: Vivendo e Aprendendo.

Certo dia, saindo apressada de um supermercado em São Paulo, Anamaria Sobral, 47, segurava a mão do filho ainda pequeno. Foi quando sentiu um puxão na barra da calça. Assustada, olhou para baixo e viu uma senhora, com a mão estendida, lhe pedindo alguma quantia. Na mistura de sobressalto e irritação, Anamaria, em tom ríspido, disse que não tinha nada para oferecer. A senhora, mantendo a expressão calma, respondeu: “ Não pode me dar nem um sorriso ”?

“ Fiquei muda, olhando nos olhos daquela senhora, até que caiu a ficha do quanto eu estava distantes das pessoas, sem paciência e sem tolerância ”, relembra Anamaria. Depois desse episódio, sempre quando alguém lhe para na rua, por qualquer motivo, ela olha nos olhos da pessoa e ouve com atenção. “ Procuro responder da melhor forma e, sempre que possível, com um belo sorriso no rosto ”, conta.

Você pode estar se perguntando: ‘ mas o que isso tem a ver com a melhoria do mundo? ’. A especialista Rosana explica que, quando passamos a construir ambientes mais harmoniosos por meio da gentileza, estamos mais aptos a encararmos a vida em sociedade de maneira mais fluída, tranqüila e amigável. “ Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo ”, afirma. Pequenas atitudes como não reagir diante da falta de paciência do outro e respirar fundo antes de dar continuidade em uma discussão, por exemplo, podem até beneficiar a nossa saúde.

Para finalizar, Rosana resume que “ não há nada mais verdadeiro de que Gentileza gera Gentileza. Do mesmo modo, podemos apostar: falta de Gentileza, gera falta de Gentileza. A decisão entre ser gentil e ser intolerante é de cada um ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog