sábado, 12 de setembro de 2009

Sinais típicos da mentira.

Não existe um único modo de descobrir os sinais de uma mentira, mas sim uma constelação de possíveis sinais que podem “ vazar ” do mentiroso durante o ato.

Examine alguns sinais não verbais da mentira. Um sinal que escapa à maioria das pessoas é demonstrar microexpressões, que são expressões super rápidas que passam pelo rosto das pessoas contra sua vontade e sem que elas percebam. Isso fornece uma visão de seus verdadeiros sentimentos sobre algum assunto. Enquanto a maioria das pessoas não procura por tais pistas, muitos de nós detectamos essas expressões sem nos dar conta do que acabou de acontecer. A informação que colhemos – detectando um olhar de raiva por um milissegundo durante um sorriso, por exemplo – é muitas vezes atribuída à intuição ou “ sexto sentido ”. Se sua intuição diz que alguma coisa não está certa com aquela pessoa, você muito provavelmente deve ter detectado uma microexpressão no rosto daquela pessoa que não combina com o que ela está dizendo.

Outro sinal não verbal da mentira é um sorriso forçado, que geralmente envolve apenas os músculos da boca e não os outros do rosto. Um sinal típico é um sorriso ou outro gesto – como fazer que “sim” com a cabeça enquanto nega alguma coisa – que contradiz o que está sendo dito. Quando interagimos normalmente, fala e linguagem corporal acontecem naturalmente, sem pensamento específico. No entanto, quando mentimos, não só temos que avaliar a verdade, construir uma mentira plausível e verbalizá-la, precisamos ainda decidir quais gestos corporais combinam com a mentira, ou que representam melhor uma verdade. Pensar em tudo isso leva a palavras e linguagem corporal que não combinam.

Alguém que está mentindo pode se sentir atacado e assumir uma posição defensiva. A pessoa pode se afastar do questionador, cruzar os braços e até ir para mais longe ainda. Mentirosos ficam notavelmente inquietos, especialmente durante uma pausa na conversa.

Há outras pistas não verbais que muitas pessoas acreditam ser um sinal exato de mentira mas não são, como piscar muito, coçar o rosto ou o nariz, ou colocar a mão na boca enquanto fala. Esses sinais são apenas bons indicadores quando são uma mudança no comportamento normal da pessoa ( isso é, o comportamento que antecede imediatamente a suposta mentira ). Talvez a pessoa que esteja piscando muito tenha algum cílio no olho, e a garota que está cobrindo a boca é apenas tímida; no entanto, se a pessoa não pisca com frequência durante os três primeiros relatos mas pisca muito ou coça o pescoço enquanto fala sobre um 4º assunto, esse último merece uma análise melhor.

Uma pessoa contando uma mentira também deixa vazar pistas verbais que apontam para a desonestidade. Já que precisa inventar uma resposta, o mentiroso irá passar mais tempo procurando a palavra certa enquanto conta a mentira. A pessoa pode trocar as palavras ou demorar muito para responder. Para ter mais tempo de pensar, o mentiroso não usa abreviações de palavras ( opta por “ estava ” em vez de “ tava ” ) e pode repetir as perguntas ( “ Onde eu estava ontem à noite? ” ou “ Você quer saber o que eu estava fazendo ontem? ” ).

Como eles precisam criar uma realidade à parte da verdade, mentirosos têm dificuldade de saber quanto da nova história precisam contar e quase sempre acabam detalhando fatos desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog