domingo, 23 de agosto de 2009

Quer emagrecer? Perca a ansiedade.

Eu preciso confessar uma coisa: passou pela minha cabeça uma certa felicidade ao saber que vou emagrecer porque está difícil mastigar com esse dente doendo. Ou seja: a gente chega a ser tão doido com essa coisa de perder peso que prefere ter dor de dente. É o fim da picada...

Lendo um Guia da Itália me deparei com essa imagem da Vênus de Urbino. Reparei como a nega é cheinha e feliz....rs ...

O quadro é do século XVI e fiquei me perguntando quando foi que essa loucura toda por emagrecer começou? Ou, quando foi que começamos a perder essa sensação maravilhosa de ser feliz do jeito que somos? Assistindo a Oprah, pude ver que, hoje em dia, em todos os cantos do mundo as mulheres sofrem com os padrões de beleza chamados de "ideais" pela sociedade. Na Mauritânia (África!!), as loucas chegam a tomar remédio de camelo porque, ao contrário daqui, o legal é ser gordinha. Então, elas tomam o veneno para ganhar quilos. Meu Buda...

Sobre o engordar, tenho uma coisa interessante a dizer: pode ter a certeza de que a compulsão, na maioria das vezes, é fruto de ansiedade. E, segundo a Facilitadora de Inteligência Potencial, Lucia Rodrigues, toda ansiedade é fruto de um medo. Então, se você acha que está fora de forma, te pergunto: você tem medo de que?

Eu acho que isso faz sentido, pois um dia estava numa padaria com um amigo e começamos a falar do nosso medo de ficar sem emprego. Comi uns 3 pudins seguidos. Afe! Às vezes, o seu medo é de ser bonita e não saber lidar com isso. Ou de ser amada e quer se sabotar. Ou até de que, inconscientemente, falte comida. Vai saber... E o medo "starta" a tresloucada da ansiedade que leva à compulsão.

Jantando hoje uma massinha com uma amiga baiana, Doutora em Ciências Religiosas, perguntei:

- Te conheço há tanto tempo por que nunca engordou?

- Porque contemplo meu alimento. Coloco na boca, respiro fundo, sinto o sabor, o cheiro. Contemplo escolhê-lo na feira. Prepará-lo...

Putz, fiquei com cara de tacho. Nem sei o que é feira e fogão, aqui em casa, é prateleira de brinquedos da gata. Eu não almoço, engulo, e só tenho vagas lembranças do sabor. Ai, como é difícil se permitir ter prazer...

Então, para ajudar todo mundo aqui a diminuir a ansiedade e, portanto, a compulsão e, portanto, emagrecer... citarei alguns passos recomendados pelo psicólogo Alexandre Bez:

Para se livrar da ansiedade, em primeiro lugar é preciso entendê-la. A ansiedade é o resultado de um processo de aceleração de nossa mente por algum motivo. Estude o motivo com calma.

2- Faça exercícios de alongamento para começar o dia.

3- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.

4- Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que está ao nosso alcance, focado, ligado no real. O que esta além do nosso melhor esforço não podemos controlar.

5- Mantras ajudam a acalmar a mente. Veja qual deles se adequa a sua religião.

6- Evite a ingestão de chocolate, cafeína e refrigerantes à base de cola.

7- É possível conviver com a insegurança quando ela surgir à sua frente. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar esse fato, mais calmamente ela irá embora.

8- Evite situações em que você precisa escolher algo no meio de várias outras opções.

9- Dance como se ninguém estivesse vendo e aproveite para cantar sua música favorita algumas vezes ao dia. Isso acalma a mente e ainda faz bem para a saúde.

Gisela Rao - Publicitária, escritora e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog