segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Buscar namorado na internet.

Este livro, relata um casal que se conheceu na web, e eles ensinam a buscar namorado em sites de relacionamento.

No livro os autores dão dicas para evitar erros na hora de se relacionar na internet

Daniela Mantegari viveu fora do Brasil por quatro anos e, quando voltou, em 2001, sentiu-se deslocada. Para conhecer novas pessoas e estabelecer contatos, inscreveu-se em um site de relacionamentos. O jornalista José Antonio Ramalho recorreu ao mesmo tipo de site para fazer uma reportagem. O ponto de ligação entre eles foi um detalhe no perfil: ambos adoram pedalar. Trocaram e-mails, conversaram por MSN e depois por telefone. O encontro cara a cara ocorreu no começo de 2008, dois meses depois do primeiro contato, e estão juntos até hoje graças a uma afinidade percebida no perfil.

Dessa experiência resultou o livro “ Amar.com – Relacionamentos nos tempos da internet ” ( Editora Gente, R$ 29,90 ), que trata desse fenômeno recente: é cada vez maior o número de pessoas que se inscrevem em sites de relacionamentos em busca de alguém para namorar. Em 2008, a cada oito casamentos realizados nos Estados Unidos, um dos casais se conheceram pela internet.

Apesar do preconceito que existe em torno do assunto, o casal vê muitas vantagens em utilizar esse tipo de serviço, por isso começam o livro com esse tema. Entre elas, o casal ressalta a facilidade que o site proporciona para filtrar perfis de interesse no conforto de sua casa, sem a maratona da paquera convencional. “Há mais chances de dar certo, porque você tem referências da pessoa, diferentemente de alguém que conheceu num barzinho”, diz Daniela.

Com a experiência adquirida na rede, o casal destaca itens essenciais quando o assunto é comunicação digital na área sentimental: a foto, o apelido, a frase de chamada e a apresentação pessoal. E, o principal: seja o mais sincero possível.
“ Mentir é um grande erro ”, diz Daniela.


Foto:
Assim como numa paquera tradicional, em que contato visual é um fator importantíssimo, na internet isso também acontece. Portanto, os próprios sites alertam sobre a importância e indicam que as chances de sucesso de um perfil com imagem são dez vezes maiores. Mas nem por isso precisa ser uma foto superproduzida. “ Ela deve sempre passar uma imagem real para quem busca seu perfil. ” Cuidado: esconder quilos extras com uma imagem apenas de rosto pode render um efeito negativo no futuro. “ A maioria das queixas masculinas sobre o primeiro encontro é a de que a pessoa da foto era muito mais magra que aquela que apareceu ao vivo ”, informa o livro. E, lembre-se: a atualização da foto também é importante. Imagine uma pessoa com 50 anos que coloca uma foto com 15 ou 20 anos de defasagem. É vender “ gato por lebre ”.

Fique atento para o tipo de foto escolhida. Talvez, para você, aquela foto mostrando a língua ao lado da sobrinha pode ser uma gracinha, mostra o seu lado criança e tudo, mas para o outro passa uma imagem desanimadora. O casal selecionou as campeãs vistas nos sites e que devem ser evitadas:
- Fotos de cervejada com os amigos.
- Fotos de sunga e camiseta regata, mostrando um corpo sarado ou uma grande barriga.
- Foto ao lado de uma mulher chamativa.
- Foto ao lado de pessoas famosas.
- Fotos de mulher deitada na cama segurando um ursinho de pelúcia.
- Fotos com a beca da formatura.
- Fotos 3x4.



Apelido

O apelido pode ser uma grande pista sobre quem é o usuário. Embora a maioria dos apelidos tenha um tom descontraído, é bom tomar cuidado na hora de criar o seu. Veja alguns exemplos do livro:
- “ Executivocasado12 ” e “ casado - procura - amiga ” dizem ao que vieram. Se você, mulher, não está interessada em uma aventura com homem casado, pule fora.
- Já “ divorciado47 ”, “ o - solteiro ” ou “ viúva55 ” podem receber um clique sem preocupações.

- Alguns apelidos são desanimadores. Você estaria disposta a conhecer “ moicano78 ”, “ bernardo - boavida ”, “ pato-de-borracha ”, “ murilo - baladeiro ”, “ indiomeigo ”, “ duro_de_fisgar ”, “ zédaégua ” ou “ tonybizarro ”?
- “ Poseidon ” parece estar destinado a afundar qualquer relacionamento. “ Neurônios_0km ” não inspira um bom papo. “ Gatodebotas ” talvez seja um bom para “ princesinha ”, mas juntos precisam ficar longe do “ lucio _ bruxo ” ou da “ bruxa_encantada ”.



Frase de chamada

Depois da foto, a próxima etapa que desperta a atenção é frase de chamada, que passa uma ideia geral do candidato. Ela funciona como um slogan de um anúncio de publicidade, do tipo “ Bombril, 1001 utilidades ”, “ Danoninho, vale por um bifinho ” ou “ Caninha 51, uma boa ideia ”. É claro que eles não se encaixam em nenhum perfil, mas são exemplos de frases simples, que resumem uma ideia.

A frase pode conter diferentes informações: o que busca no site, o que não quer encontrar, ordens, queixas, filosofias etc. No entanto, frases como “ Busco meu príncipe encantado, “ Quero encontrar o grande amor da minha vida ” não vai motivar ninguém a pressionar o botão do mouse para conhecer o autor. Segundo Daniela e José Antonio, não existem fórmulas, mas dão algumas sugestões:
- Seja positivo. Use sempre palavras que demonstrem suas qualidades ou ideias.
- Evite usar a palavra não. Quem sabe o que quer tende a se dar bem, pois dá seu recado de forma positiva, o que provavelmente reflete suas atitudes.
- Diga o que quer em vez do que não quer. Exemplo:

“ Busco pessoas com alto astral ” em vez de “ Não quero pessoas mal-humorada s”.


Apresentação pessoal:
Esta é a parte do perfil na qual se pode realmente se revelar, descrevendo personalidade, estilo de vida, atividade profissional e preferências. Segundo os autores, muitas pessoas usam esse espaço de forma pouco produtiva, confundindo apresentação pessoal com características físicas (que já foram preenchidas em espaço específico).

O melhor é apresentar-se de forma descontraída. Veja um exemplo:
“ Homem, 32: Sou bastante diferente... Neto de alemães e portugueses, excêntrico, descontraído e meio doido. Amo esquiar na neve, me enfiar no meio do mato e explorar montanhas. Estudar e conhecer diferentes culturas. É como sei ser feliz. Como gosto de correr riscos e descobrir coisas novas, estou sempre em lugares diferentes buscando novas experiências enquanto enriqueço o espírito. Sou muito discreto, extremamente caseiro e amo cozinhar, meditar, jejuar, beber vinho, ler, desenhar, cinema, música e natureza.”

Cuidados:
Bom-senso e cautela são qualidades a serem levadas em conta na hora do encontro. Confira as dicas:
- Marque o encontro em lugar público.
- Nunca peça para a pessoa buscá-la nem levá-la em casa nos primeiros encontros.
- Se não houve empatia, provavelmente nem você nem a outra pessoa vão se procurar novamente. Porém, o outro pode não ter a mesma opinião e insistir. Nesse caso, você pode dizer que não está mais interessado em um e-mail.

“ Para muitos, estar em um site de relacionamentos significa que a pessoa não é capaz, que precisa de um recurso para conseguir estabelecer um relacionamento. Mas não é bem assim: tive boas e más experiências e, no saldo total, um namorado e muitos bons amigos ”, diz Daniela. O lado positivo da internet, segundo ela, é poder conhecer a pessoa “ de trás para frente ”. Ou seja, primeiro pelas afinidades e depois pela atração física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog