sexta-feira, 29 de maio de 2009

O sabor da conquista.

Você alguma vez se divertiu escalando uma montanha? É difícil. Vc transpira, a respiração fica difícil, vc fica cansado. E então, vc chega ao pico ensolarado e depois se deita na grama... - e que relaxamento e que alegria brota no seu SER!!! O silêncio do pico e da árdua escalada, e vc chegou; e a alegria de chegar! Vc poderia ter sido deixado ali por um helicóptero, mas nesse caso, não haveira nenhuma alegria. Teria sido confortável.
Edmund Hillary poderia ter chegado ao pico do Everest de helicoptero - teria sido mais fácil - mas ele tentou do modo difícil. E escreveu: " Eu jamais hevia conhecido tamanha bem aventurança. Quando cheguei ao pico; eu estava sozinho, o primeiro homem no Everest ". Ninguém tinha visto o mundo daquele ponto. Foi pura êxtase. Eu dancei.
Mais cedo ou mais tarde, os ônibus estarão indo lá e os hotéis estarão lá, e os cinemas; e aquilo vai ficar muito confortável. Mas não espere sentir o mesmo êxtase que Edmund Hillary, embora vc esteja ali de pé, no mesmo lugar. Vc parecerá um pouco bobo e estúpido, eis tudo. E vc não entenderá por que Edmund Hillary dançou, não verá motivo para tanto. Por toda a volta, haverá hoteís e centros de informação para turistas e guias e tudo estará ali, disponível - o mundo todo estará ali. Vc não entenderá o porquê dele ter gargalhado, ter se divertido, ter dançado, porque vc não sentirá nenhuma dança.
A vida é alegria somente quando vc a vive sem artifícios, quando vc a vive em todo o seu estado selvagem, quando vc a vive naturalmente, espontaneamente. Sim, fatalmente haverá dificuldades, fatalmente haverá perigos, mas eles fazem parte da vida e, sem eles, a vida não será vida absolutamente. E esse é o único modo de dominar a si mesmo.

Extraído do livro: O baralho da descoberta de Buda
Osho
Editora Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores