" Pense antes de consumir. "
A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato do consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva-se em conta também seus reflexos na sociedade, na economia e no meio ambiente. O Instituto AKATU, procurando orientar os consumidores, publicou uma cartilha contendo os 12 princípios do consumo consciente.
1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor.
2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade.
3. Consuma somente o necessário. Reflita sobre as suas reais necessidade e tente viver com menos.
4. Reutilize produtos. não compre outra vez o que pode ser consertado e transformado.
5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e gerar empregos.
6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se vc poderá pagar as prestações.
7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
8. Não compre produtos piratas. Assim, vc contribui para gerar empregos e combater o crime organizado.
9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie as empresas sugestões e críticas construtivas.
10. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares.
11. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente.
12. Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
Fonte: Instituto Akatu.
domingo, 26 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(239)
-
▼
julho
(15)
- O sorvete de baunilha e a GM.
- O amor é miope, e o namoro um bom par de óculos.
- Terapia do Elogio.
- Está na hora de terminar o relacionamento?
- Consumo consciente.
- Saudade...
- Sete erros ao iniciar um namoro.
- A viagem no trem.
- O sentido para a sua vida.
- Honda Corporation.
- Solidão é fundamental.
- Do mundo virtual ao espiritual.
- Barriga é barriga.
- Jardim da Infância.
- Líderes precisam der exemplares.
-
▼
julho
(15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário