Deve se considerar um gênio o publicitário que bolou o nome dessa nova marca de cerveja, a “ Devassa ”.
O rótulo traz a imagem de uma “ pin-up ”.
Mais direto impossível. Há muitos anos se associa o consumo de cerveja à convivência com mulheres espetaculares. “ Já que é assim ”, pensou o publicitário, “ vamos escancarar a coisa de vez ”.
Devo ser meio antiquado, mas acho esquisito sentar numa mesa de bar e dizer para o garçom: “ Manda uma Devassa aí. ”
Que tipo de público faria isso sem constrangimento?
Se for para apostar nas classes baixas –dada a obviedade da “ mensagem ” — não sei se “ devassa ” é o melhor termo.
Para as parcelas mais cultas e irônicas do público, que provavelmente estão acostumadas a entender “ devassa ” mais como uma palavra a ser citada, em itálico, e não utilizada em sentido próprio, o truque pode parecer baixo demais.
Num caso, o termo seria excessivamente rebuscado –por que não chamar a cerveja de “ Gostosa ”?
Manda uma gostosa aí... Ficaria melhor, eu acho.
No outro caso, o termo seria excessivamente cínico: sei que não é para valer a associação feita entre mulher e cerveja, e por isso mesmo, bem, vamos nessa, o negócio é devassidão mesmo...
Devassa, mulher devassa.
O termo está um pouco entre “ pecaminosa ”, pelo moralismo, e “ sacana ”, pela aprovação.
Poderia estar na fala de uma personagem de Nelson Rodrigues: ou uma senhora puritana ( e aí o termo ironizaria um pouco o puritanismo dela ) ou um debochado, um canalha, que confessasse de uma vez por todas o seu gosto: “quero mesmo é uma viúva bem devassa! ”
A ilustração do rótulo, lembrando os anos 50, reforça essa ambiguidade. Mostra uma mulher “ gostosa ”, mas não uma passista de escola de samba totalmente liberada. É devassa, mas não tirou a roupa ainda.
O velho artifício publicitário ( mulher = cerveja ) se desnuda; a mulher, não; e a terminologia “ antiquada ” funciona como álibi para um crime que se confessa.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
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